sexta-feira, 12 de junho de 2009

Um domínio prefeito para seu site


Seguindo com o terceiro artigo da série otimização de sites sem segredos, vamos falar um pouco mais sobre domínios de sites. Escolher um domínio, ou nome, para um site é uma tarefa muito complicada, pois envolve o gosto pessoal e o uso de palavras-chave que gerem acessos.

Use palavras-chave no domínio de seu site
Quando se trata de conseguir visitantes para um site ou blog, uma boa opção é começar pelo nome de seu site. Pense bem no assunto/tema de seu site, e liste o máximo de palavras que os usuários poderiam usar para pesquisar no Google, quando fossem procurar por algo relacionado com seu site.

Depois de selecionar a lista de palavras, faça uma pesquisa no Google Insights ou no Google Adword Keywords Tools, para ver quais são as palavras com maior incidência nas pesquisas do Google.

Depois de separar as melhores palavras, as que geram mais pesquisas e mais visitantes, chegou a hora de montar o nome de seu site com elas. Tenha paciência e tente usar o melhor de sua criatividade para compor o nome de seu site com uma ou duas palavras-chave.

Porque usar palavras-chave no domínio
O Google, assim como outros mecanismos de busca, usam o domínio de um site como critério para indexar e classificar um site. Dessa forma, as palavras que você usar como nome de seu site terá influência direta sobre a posição nos resultados das pesquisas do google.

Faz um mês que criei um outro site com o domínio www.javascriptajax.com.br. Apesar de ter pouco conteúdo, ele já aparece na primeira página do Google quando os usuários pesquisam por javascript ajax. Essa é a influência que um nome bem escolhido pode causar.

Se você fizer uma pesquisa por língua japonesa no Google, irá perceber o mesmo efeito no meu outro site www.linguajaponesa.com.br, que hoje aparece na primeira posição dos resultados dessa pesquisa.

Os domínios e o gosto pessoal
Quando criamos o nome de um site apenas para conseguir um bom fluxo de visitantes, muitas vezes deixamos de lado o gosto pessoal. Ao criar um negócio online, você irá conviver com ele durante anos. Por causa disso, não é importante pensar somente no fluxo de visitantes, mas é preciso que você goste do nome que escolheu.

Outro fator que poucos sabem é que as palavras usadas nas pesquisas do Google, e de outros mecanismos de busca, podem variar com o tempo. Já percebi casos em que uma palavra-chave me enviava centenas de visitante num determinado momento e no outro, a mesma palavra-chave passou a retornar poucos visitanes, mesmo o site aparecendo na primeira página do Google. O efeito contrário também acontece, como se o fluxo de visitantes de repente usasse palavras diferentes para procurar assuntos relacionados.

Por causa dessas flutuações, é apropriado ter um nome de domínio que lhe agrade, pois se der repente ele parar de lhe enviar visitantes, você não vai se sentir decepcionado ou desanimar com a continuação de seu projeto.

Compartilhe este artigo
Digg Linkk Delicious Facebook Technorati

Tópicos relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário