quarta-feira, 10 de junho de 2009

Entendendo os mecanismos de busca


Mecanismos de busca, ou buscadores, são sistemas online que cuidam da classificação e organização de sites na internet. O trabalho deles é garantir que você possa pesquisar por um assunto e encontrar o que busca rapidamente.

Para cada pesquisa realizada, os mecanismos de busca listam milhares de sites por ordem de importância. Os sites que mais se encaixam no assunto de sua busca aparecerão nas primeiras posições, e os que menos se encaixarem, serão deixados para o final da lista.

Como os mecanismos de busca classificam um site
Para classificar e atribuir a importância de um site corretamente, os mecanismos de busca usam uma quantidade extremamente grande de critérios. Além disso, esses mesmos buscadores não divulgam a forma como fazem isso. Pensando dessa maneira, percebemos que não existe outro meio de descobrir como melhorar a importância de um site além da experiência, ou seja, da tentativa e erro.

Por outro lado, sabemos que, se não estamos satisfazendo estes critérios, acabaremos construindo um site totalmente invisível para novos visitantes. Uma vez que nosso site não é importante para os mecanismos de busca, ele não vai aparecer nos primeiros resultados das pesquisas.

O pior é que cada mecanismo de busca age de um modo independente do outro, com seus próprios sistemas e métodos para classificar e atribuir importância a um determinado site. Assim, podemos melhorar a importância de um site para um mecanismo de busca e acabar diminuindo a importância do mesmo para outro buscador.

Sempre existe uma luz no fim do túnel
Como cada mecanismo de busca visa dar ao usuário aquilo que ele procura, a melhor opção para qualquer site é criar seu conteúdo pensando nos visitantes. O segundo passo é fazer com que seu site seja visto e tenha mais acessos.

É nesse momento que entra as técnicas de otimização e divulgação de sites. A otimização prepara seu site para ser encontrado, e a divulgação faz com que o número de visitantes aumente.

Quando a quantidade de visitantes aumenta, seu site passa a chamar a atenção dos mecanismos de busca, que o analizam e reclassificam, atribuindo a ele uma maior importância devido ao crescimento de visitantes.

E assim o fluxo continua, otimizando e divulgando mais o seu site, recebendo mais visitantes, tendo uma maior importância para os mecanismos de busca e recebendo ainda mais visitantes.

Esta é a regra básica que dirige o fluxo de visitantes para um site. E é com as dicas desta série de artigos que vamos aprender como tirar proveito disso tudo. Quando falo em tirar proveito, não estou falando de passar a perna em ninguém, estou apenas falando de usar o conhecimento deste fato em seu favor, de forma ética e profissional. Pois é isso que trará o verdadeiro sucesso para um site.

Compartilhe este artigo
Digg Linkk Delicious Facebook Technorati

Tópicos relacionados

Um comentário:

  1. Caro Eduardo
    Suponho que voce sêja uma pessôa bem sucedida no seu ofício!Fiquei muito feliz ao eu ler seus artigos editados de forma tão explicativa e voluntária!Eu estava á procura de algo que me ajudasse a desenvolver um bloguinho que criei há alguns dias.posso dizer que encontrei muito do que eu precisava.E já a partir de hoje mesmo vou começar a seguir suas dicas e corrigir vários erros que eu já estava cometendo.Parabéns!E que Deus possa torná-lo cada vêz mais própero,mais profissional e mais feliz!Um abraço.
    wellington
    wsrmamon@gmail.com

    ResponderExcluir