segunda-feira, 8 de junho de 2009

Otimização de Sites sem segredos

Hoje eu estava lembrando de quando criei meu primeiro blog no blogger e comecei a me dedicar aos negócios online. Eu estudava vários assuntos e escrevia artigos todos dias, trabalhava no layout tentando deixar o blog mais agradável e algumas vezes enchia ele de parafernalhas inúteis, mas que eu acreditava serem essenciais.

No meio de tantos erros e acertos de um blogger iniciante, o tempo passava e quanto mais eu trabalhava, mais percebia que quase não tinha visitantes. Na verdade, a maior quantidade de visitas do meu blog eram realizadas por mim mesmo.

É em momentos como este que começa a bater o desânimo, dá aquela vontade de jogar tudo para o alto e desistir. Eu queria ter um site de sucesso, mas o máximo que conseguia eram algumas poucas visitas. Eu sentava na cadeira, olhava as estatísticas do meu blog e ficava imaginando como alguns sites conseguiam milhares de visitantes, enquanto eu quase não saia do lugar.

Acho que essa foi uma fase da minha vida que muitos blogueiros e webmasters desejam não passar, ou até pular se for possível, mas assim como eu, muitos ainda estão nesta fase e não possuem muita esperança de sair dela.

Hoje em dia, com milhares de sites na internet, a grande rede se consolidou quando o assunto é informação. Pensando dessa forma, é fácil perceber que ao iniciar um negócio online, você irá encontrar centenas de outros sites iguais ao seu e que serão seus concorrentes na busca pela atenção dos visitantes.

Depois de muito pensar sobre o assunto, cheguei a conclusão de que o sucesso de qualquer site é determinado por duas coisas, o conteúdo de qualidade e sua posição nos resultados dos mecanismos de busca. No meu caso, eu estava concentrado em apenas um desses fatores. Tinha um ótimo site, mas não tinha tornado meu site visível para que os internautas o encontrassem.

O importante não é somente aparecer nos resultados dos buscadores, mas aparecer nas primeiras páginas. Nenhum usuário de internet faz uma pesquisa e entra nos sites que estão na quinta ou sexta página. Na verdade, já vai ser muita coisa se ele passar da segunda página de resultados.

O mais interessante de tudo isso foi descobrir que não existe uma formula mágica para aparecer nas primeiras páginas das pesquisas nos mecanismos de busca, mas apenas técnicas que ajudam, se seu site tiver um conteúdo original de qualidade. Além disso, os resultados de todas estas técnicas demoram para aparecer e precisam ser cultivadas ao longo de toda a vida de um blog ou site.

Foi por isso que resolvi criar uma série de artigos sobre otimização de sites. Tudo que menciono nesta série foi testado e aprovado com base na minha experiência de tentativa e erro, praticando para ter certeza do que funciona e não funciona. Espero que estas dicas sejam tão úteis para você quanto foram para mim.

Todos os artigos desta série podem ser encontrados no menu ao lado (lateral direita), na categoria Otimização de Sites sem segredos.

Compartilhe este artigo
Digg Linkk Delicious Facebook Technorati

Tópicos relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário