terça-feira, 2 de junho de 2009

Ganhe mais visitas com links no meio dos textos

Uma prática que tem chamado bastante a minha atenção é a criação de links no meio do texto. Essa prática de links internos tem sido muito importante para relacionar o conteúdo de vários artigos, aumentar a profundidade das visitas e melhorar a importância das páginas internas para uma determinada palavra.

Devo avisar que estas técnicas funcionaram muito bem comigo, mas não significa que irão funcionar perfeitamente com você. Como os leitores podem possuir comportamentos diferentes de acordo com cada área de interesse, é necessário fazer testes e verificar o que funciona e o que não funciona em seu site.

Maior profundidade nas visitas
Quando um visitante está lendo seu conteúdo, ele pode encontrar links no meio do caminho indicando outras páginas que falem sobre um determinado assunto. Esse assunto pode até não estar relacionado com o conteúdo do texto, mas com certeza irá atrair a atenção do visitante, caso esteja gostando do artigo, e se tornará um chamado para que ele conheça outras partes do seu site.

Uma dica importante, é sempre mencionar artigos anteriores, criando um vínculo dos artigos mais recentes com os artigos mais antigos. Dependendo da qualidade das visitas, seus leitores vão poderão permanecer por mais tempo dentro de seu site.

Links no meio do texto e os Tópicos relacionados
A diferença básica entre os links no meio do texto e os tópicos relacionados, pelo menos para os visitantes, é que você terá um maior controle sobre quais artigos linkar.

Geralmente os tópicos relacionados são criados com base em código e geram links para artigos de uma mesma Tag ou Categoria. Como é de se esperar, nem sempre isso reflete uma lista dos melhores artigos relacionados com o artigo atual. Usando links no meio do texto, você poderá aumentar a visibilidade de seus melhores conteúdos.

Se seu layout permitir, você poderá usar tanto os Tópicos relacionados quanto os links no meio do texto. Só tome cuidado para não exagerar na quantidade de links em cada página.

Melhor seleção de palavras-chave
Quando usamos os tópicos relacionados, eles aparecem com o título completo do artigo. Se você foi esperto e conseguiu inserir uma boa palavra-chave no título do artigo, saiba que quanto mais palavras o título tiver, menor será a importância da palavra-chave que você usou. Isso acontece porque o Google divide a importância total do título pela quantidade de palavras que ele possui.

Por colocar links no meio do texto, podemos selecionar palavras específicas para linkar artigos mais antigos, evitando palavras adicionais no texto dos links.

A importância de uma página para uma determinada palavra-chave
Assim como ganhar links de outros sites aumenta o seu pagerank e a importância de seu site para uma determinada palavra-chave, criar links no meio do texto, selecionando determinadas palavras, aumenta a popularidade, o pagerank e a importância de suas páginas internas para a palavra que você selecionou.

Isso acontece porque o google atribui um grau de importância maior para as páginas que recebem mais links das outras páginas de seu próprio site ou blog. Daí o Google verifica quais as palavras mais usadas para linkar, e percebe que ela possui uma grande importância para aquela palavra. Com isso, o posicionamento das páginas internas nos resultados das pesquisas do Google aumenta, fazendo você receber mais visitantes para as palavras usadas nos links.

Essa técnica também é conhecida como link building interno, e possui a função de aumentar a importância das páginas internas de um site. Mas aqui vai um conselho, procure usar sempre uma única palavra, com poucos sinônimos, para cada página interna. De preferência, deve ser uma palavra relacionada com o conteúdo das páginas.

Alguns cuidados que precisamos tomar
Quando começar a criar links no meio do texto, evite exagerar no dose. Se você usar muitos links, o Google pode achar que você está tentando manipula-lo e classificará seu site como spammer, um site que pratica span. Assim seu site poderá ser penalisado e sofrer o efeito contrário ao esperado.

Caso você use publicidade no meio do texto, como alguns fazem para ganhar dinheiro com o hotwords, evite criar links internos com a mesma cor e formatação dos links da publicidade. Isso pode confundir seus leitores e deixa-los muito irritados com a navegabilidade de seu site. O ideal é usar cores e formatos diferentes, possibilitando o leitor perceber a diferença entre a publicidade e os links que indicam páginas internas em seu site.

Compartilhe este artigo
Digg Linkk Delicious Facebook Technorati

Tópicos relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário