terça-feira, 5 de maio de 2009

Como melhorar os nomes das páginas de seu Blogger

Blogger SEO - Otimização de Blogs para o BloggerRecentemente escrevi um artigo mostrando como reconhecer e usar cada tipo de link existente em um site ou blog. Nestes artigos aprendemos à importância da proximidade de palavras no título do artigo, na url (endereço do site) e no nome de suas páginas.

Todos estes fatores combinados podem melhorar a sua posição nos resultados de buscas do Google ou de qualquer outro mecanismo de busca. Contudo, isso é muito fácil quando nós mesmo criamos as páginas de um site e as colocamos no ar. Mas como fazer isso no Blogger?

Como o Blogger cria os nomes das páginas
Quando escrevo um novo artigo, o Blogger usa as palavras do título para criar o nome da página onde o artigo vai ficar, colocando as palavras do título do artigo no nome da página separadas por traço.

Vamos usar este mesmo artigo como exemplo. Se eu tivesse simplesmente digitado o título e publicado esse artigo, o blogger iria criar o nome da página assim: como-melhorar-os-nomes-das-paginas-de.html.

Como acontece em muitos casos, além de ter muitos artigos e preposições que são irrelevantes para o Google, ainda corremos o risco do Blogger cortar algumas palavras, diminuindo ainda mais a quantidade de palvras-chave no nome da página.

Melhorando os nomes das páginas no Blogger
Para criar nomes de páginas mais eficientes, é necessário usar um pequeno truque. Basta digitar o título de seu artigo sem artigos e preposições. Assim o título do artigo e o nome da página vão conter somente as palavras-chave.

Depois de escrever o título, salve ou publique o mesmo. Quando fizer isso, o blogger vai usar as palavras digitadas para montar o nome da página do artigo. Depois de salvo, edite o artigo e coloque o título como ele deveria aparecer.

Retirando os artigos e preposições do título, posso manipular a criação do nome da página. O título seria melhorar nomes paginas blogger, e o nome da página criada acabará sendo blogger-melhorar-nomes-paginas.html, tendo um ganho maior na quantidade de palavras-chave e relevância do nome da página com o texto do artigo.

Porque retirar os artigos e preposições?
Os artigos e preposições são chamados de pontos de parada. E como não adicionam informações relevantes para as pesquisas, o Google ignora todos estes itens. Seguindo este pensamento, os nomes de suas páginas ficariam muito melhor sem eles.

Mas isto não é uma regra. Caso deseje, use os nomes de suas páginas com artigos e preposições. Eu mesmo nunca notei muita diferença com relação a este assunto. Normalmente eu retiro os artigos e preposições somente quando acho necessário, para evitar cortes de palavras importantes ou melhorar a relevância do nome da página com o texto do artigo.

Conclusão
Depois de seguir estas dicas, eu senti um aumento considerável na quantidade de visitas em meus blogs. E pensando a longo prazo, sei que os resultados ainda podem melhorar bastante.

Assim como todas as técnicas de otimização de sites, os resultados podem não ser imediatos. Mas com o tempo, as melhorias nos nomes das páginas podem fazer uma grande diferença para os artigos publicados no Blogger.

Um grande abraço e até à próxima.

Compartilhe este artigo
Digg Linkk Delicious Facebook Technorati

Tópicos relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário