terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Ganhe mais visitas com os nomes de suas páginas

Os mecanismos de busca, além de analisarem o conteúdo de suas páginas, também fazem uma análise dos nomes usados como links e da url de cada uma de suas páginas. A URL é simplesmente o endereço de internet para cada página de seu site/blog. Por exemplo, a url principal do Divulgar Sites é http://divulgar-sites.blogspot.com . A URL para uma página específica seria algo como http://divulgar-sites.blogspot.com/2008/11/ferramentas-que-sugerem-palavras-chave.html.

Alguns webmasters chegam ao ponto de usar somente palavras chaves no endereço principal de seus sites, como: http://download-gratis-ebook.com.br ou http://www.cliparts-gratis-desing.com.br. Apesar de ser vantajoso para vencer concorrências, eu particularmente desencorajo o uso de urls assim. Normalmente elas confundem os usuáros, que acabam não sabendo a diferença entre seu site e outro que use as mesmas palavras-chave. Além disso, urls assim dificultam a memorização do nome e tema principal do seu site, uma vez que ele não fica explícito por causa do uso das palavras-chave na url.

Em vez de usar as palavras-chave na url principal, você pode simplesmente usa-las nos nomes físicos dos seus arquivos. Por exemplo, eu posso ter um site de eBooks com a url principal http://www.ebookfacil.com.br e usar as palavras-chave no nome de minhas outras páginas, causando o mesmo efeito das palavras-chave na url principal. Um exemplo prático seria: http://www.ebookfacil.com.br/baixar-ebook-gratis.html.

Para os usuários do blogger, uma boa prática é usar palavras-chave nos títulos de seus artigos. O blogger usa os títulos dos artigos para montar o nome físico de suas páginas. No caso do WordPress, é melhor mudar o padrão dos links permanentes para que eles usem os títulos dos artigos como url das páginas.

Depois que fiz estas alterações nos meu blogs, senti um aumento considerável de visitantes e muitas páginas. Com certeza seu trabalho de divulgar sites vai ser muito mais produtivo cuidando destes pequenos detalhes.

Compartilhe este artigo
Digg Linkk Delicious Facebook Technorati

Tópicos relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário