quinta-feira, 7 de maio de 2009

Aprenda com os melhores e vença a concorrência

Divulgar sites e Blogs - Aprendendo e vencendo a concorrênciaUma técnica de marketing usada por grandes empresas e que vem se tornando muito popular na Internet é o Benchmarking. A técnica consiste em procurar concorrentes que estejam no nível que você deseja alcançar e se espelhar neles para melhorar seus produtos ou serviços.

Por que se espelhar nos outros?

A primeira pergunta que veio em minha mente quando pensei sobre esse assunto foi: Por que eu deveria usar esta técnica em meus sites e blogs? A resposta que veio logo em seguida foi: Porque eles conseguiram se destacar na multidão e ter sucesso, enquanto você continua lutando por um lugar ao sol.

Quando usamos algo ou alguém como espelho, cometemos menos erros e conseguimos trilhar nosso caminho de um modo mais confortável do que se tentássemos sozinhos. Se eles chegaram ao topo, nós também podemos.

Copie as qualidades e aprenda com os erros

Para fazer nossos blogs e sites crescerem, precisamos observar o nosso espelho. Saber como ele mantém contato com seus leitores, como ele escreve, quais palavras mais usa e o que os leitores mais gostam em seus artigos. Ele brinca muito ou é sério, ele se concentra numa mesma idéia ou é disperso, ele divulga seus sites sozinho ou compra espaços publicitários em outros sites. Em quais tipos de sites ele divulga?

Depois de listar as melhores qualidades e as principais atividades de seu espelho, pense em como você pode fazer o mesmo ou se você já possui algumas dessas qualidades. O importante é não copiar ao pé da letra, mas descobrir como você pode manifestar os melhores atributos de seu espelho sem deixar de ser quem é, ou se esforçar para não ser uma simples cópia de outra pessoa.

Outra coisa importante é aprender com os erros de seu espelho. Se ele errou e levou tempo para aprender com isso, nós levaremos muito menos tempo, uma vez que temos o exemplo dele para como base do aprendizado.

Jamais faça plágio e cópias não autorizadas

A idéia do Benchmarking é aprender a admirar o que as pessoas tem de melhor. No nosso caso, admirar autores de sites e blogs bem sucedidos, e não plagiar. Fazer plágio só prova que não aprendemos nada com nossos espelhos, e que não conseguiremos progredir em nada.

Atire nas estrelas

Para mim, a melhor parte é quando começamos e enxergar e admirar o que as pessoas possuem de mais agradável. Mas saiba que isso é só o começo.

Agora que temos um caminho e um bom exemplo para seguir, precisamos nos concentrar também em como fazer algo mais. O que podemos fazer de bom que ele não fez?

Quando for colocar tudo isso em prática, pense grande. Na pior das situações, você conseguirá algo próximo do que esperava.

Conclusão

Talvez você esteja pensando que estou falando besteiras ou que isso não é importante para você. Mas pense bem sobre o assunto. Se temos um blog, seja por prazer ou por dinheiro, e apesar de muito tempo de trabalho e esforço ainda não conseguimos um lugar ao sol. Então é hora de mudar e tentar coisas novas.

Se ainda não temos sucesso, é porque existe algo que não conhecemos. Além disso, tudo que temos feito foi o que nos levou ao estado em que estamos hoje. Pensando assim, é melhor mudar do que continuar da mesma forma. E uma ótima maneira de descobrir o que precisa ser mudado é usando o Benchmarking.

Os créditos da imagem são de ArtemFinland.

Compartilhe este artigo
Digg Linkk Delicious Facebook Technorati

Tópicos relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário