sexta-feira, 8 de maio de 2009

Atualize seu blogger sempre e ganhe mais visitantes

Uma das coisas que vem me incomodando muito quando navego na internet, é a quantidade de blogs sem atualizações ou com algumas poucas atualizações. Alguns blogs chegam a publicar somente um artigo por mês.

Fique atento porque esse fato pode ser uma oportunidade para blogs iniciantes tomarem seu lugar no Google, e seus leitores também. Existe uma série de fatores que podem favorecer seu blog, apenas por estar postando novos artigos com freqüência, contudo, vou me deter nos que considero ser os principais.

Todo mundo gosta de novidades
O Google, assim como os usuários, adoram conteúdo exclusivo e de qualidade. Além disso, eles gostam de saber que você tem um compromisso com seu blog, postando sempre novas atualizações com informações interessantes para seus leitores. Em muitos casos, um blog de poucas atualizações acaba perdendo leitores para concorrentes mais atualizados. Postar artigos com frequência pode fidelizar e ainda atrair novos leitores.

O Google dá mais importância a blogs atualizados
Como o Google trbalha para trazer os melhores conteúdos para os usuários, ele sempre valoriza os blogs mais atualizados. Isso se reflete na indexação dos seus artigos nas buscas do Google. Eu alguns de meus blogs, os artigos são indexados quase que instantaneamente. É só eu postar um novo artigo que o Google, e os outros mecanismos de busca, vem me visitar para saber as novidades e colocar o novo artigo no ranking das pesquisas.

Além disso,os artigos de blogs com mais novidades geralmente são premiados com as melhores posições. Este é outro fator que envia muitos novos visitantes para sites e blogs com uma boa frequência de artigos.

Postar com frequência gera portas para novos visitantes
Sendo mais direto, a sua quantidade de artigos é diretamente proporcional a quantidade de visitas que seu blog recebe.

Blogs com poucos artigos, geralmente recebem poucas ou quase nhenuma visita. Enquanto blogs com muito conteúdo disponível, recebe muitas visitas. Quando postamos artigos com frequência, criamos páginas que serão indexadas pelo Google e elas abrirão novas portas de entrada para visitantes que não lhe conhecem. Além disso, também trilhamos o cominho na direção de uma maior quantidade de conteúdos, o que resulta numa maior quantidade de visitantes.

O exagero pode expantar seus visitantes
Como procuro sempre visitar blogs nos quais me inspiro, acabo presenciando muitas coisas interessantes. Alguns blogs chegam a postar muitos artigos por dia, quando não acabam postando um novo artigo por dia. Esso pode ser um fator determinante para a perda de leitores. Muita gente não possui um fácil acesso a internet, e assim, pode não conseguir acompanhar blogs que atualizam demais. Dessa forma, é necessário ter bom senso e sensibilidade para conhecer seus leitores e saber quando estamos exagerando na dose.

Qual a melhor frequência de artigos?
Não existe uma quantidade fixa de artigos. Alguns blogs postam novidades todos os dias, outros postam mais de uma vez por dia. Isso sempre vai depender do perfil de seus leitores e do seu ramo de atuação. Blogs de notícias geralmente atualizam muitas vezes ao dia, enquanto blogs de educação procuram atualizar algumas vezes por semana.

Para mim, o ideal é ficar entre três ou quatro artigos por semana. Isso dá tempo para seus leitores assimilarem o conteúdo de um artigo e comentarem sobre ele. Além disso, também não sobrecarrega leitores que gostam de acompanhar seus artigos, mais tempo para criar artigos com maior qualidade e cuidar melhor da manutenção de seu blog.

Espero que estas dicas sejam tão úteis para você, assim como foram para mim.
Um abraço e até a próxima.

Os créditos da imagem são de klytemestra.

Compartilhe este artigo
Digg Linkk Delicious Facebook Technorati

Tópicos relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário