sexta-feira, 22 de maio de 2009

O que faz um blogger iniciante falhar

Escrever artigos no blogger
Já faz mais de um ano que comecei minha vida construindo sites e trabalhando para ganhar a vida com a internet. Meus ganhos não são muitos, mas como poucos, venho conseguindo um lucro crescente divulgando meus sites e blogs.

É interessante ver como alguns crescem e outros não, principalmente porque comecei a perceber algumas qualidades que precisaria adquirir para ter sucesso na internet. Você pode pensar o que quiser, mas de início, todos somos iguais e passamos pelos mesmos problemas ou desafios. Na linha inicial, não existe diferença entre os perdedores e os homens de sucesso.

O que fazem os blogs falharem?
Então, o que faz tantas pessoas pararem sua caminhada? Porque eles não conseguem atingir seus verdadeiros potenciais? Quando descobrimos estes fatores, conseguimos lutar contra eles e nos esforçar para conquistar o nosso espaço.

Este artigo foi criado com base em minha própria experiência como criador de conteúdo para a internet. Pensando em como progredir, listei cinco dos principais fatores que fazem as pessoas perderem o rumo e como podemos fazer para nos livrar deles.

1 - Sobrecarga de informação
Quando comecei a criar e divulgar sites na internet, como qualquer outro webmaster iniciante, comecei a procurar informações sobre como me tornar um sucesso na Web.

Em pouco tempo fiquei sobrecarregado de informações que me diziam o que deveria e o que não deveria fazer, em quem deveria acreditar e em quem não deveria acreditar. Existiam duzentos diferentes artigos que não poderia deixar de seguir, e centenas de informações para assimilar e colocar em prática.

Completamente sobrecarregado de informações, muitos webmasters tentam fazer de tudo e acabam sem conseguir fazer nada. Quando me dei conta, estava correndo de uma dica para outra sem saber exatamente o que estava fazendo. Fique alerta, pois toda essa overdose de informação pode destruir o entusiasmo de quem deseja montar um negócio online.

O melhor remédio para isso é ser simples. Pegue algumas poucas dicas ou planos de marketing na web e se concentre neles. Os resultados vão aparecer com o tempo.

2 - Foco no básico sobre Otimizações de Sites (SEO)
Existem alguns conceitos básicos que precisamos aprender e praticar ao construir um negócio online. Se não aprendermos isso de início, o nosso sucesso pode ficar comprometido no futuro.

A internet sempre foi desenvolvida com base na informação. Por isso, precisamos nos concentrar em trazer informações de qualidade ou um serviço que agregue valor aos nossos visitantes. Só assim é possível ter um real sucesso na internet.

Um segundo conceito básico são as palavras-chave ou keywords. Além de criar conteúdo de qualidade para o seu site, é preciso tirar o maior proveito possível das palavras-chave. Se você construir seus textos usando estes recursos do SEO, poderá tornar seu site mais visível e “encontrável” para os usuários que navegam na internet.

3 - O tempo e recursos disponíveis
Muitas pessoas não fazem idéia de como é barato construir um negócio online. Se você tem um computador, conexão com a internet e um pouco de disposição para aprender e trabalhar, já possui tudo o que é preciso para começar um negócio na internet.

O grande problema é que temos muitas outras coisas para nos preocupar. Assim como no meu caso, temos uma família para ajudar ou sustentar, temos um emprego para manter e que suga boa parte do nosso tempo disponível, precisamos dar atenção aos nossos parentes, amigos e etc. Além disso, um negócio online pode levar meses, ou até anos, para nos proporcionar uma fonte de renda confortável.

Apesar de ser mais fácil construir um negócio online do que um offline, as pessoas não possuem muito tempo nem recursos para aprender sobre esse tipo de trabalho.

A melhor solução seria dividir o seu tempo e procurar aprender o que puder. Procure trabalhar e estudar nas horas de folga. Assim você pode construir se negócio online gradualmente até que ele lhe dê condições de trabalhar em tempo integral. Não esqueça que isso pode levar algum tempo, mas assim como outros, nós também podemos chegar lá.

4 - A habilidade de comunicação
Como a base de tudo na internet é conteúdo e informação de qualidade, é imprescindível o desenvolvimento da habilidade de se comunicar com outras pessoas. É impressionante como muitos webmasters não dão muita importância para este fator na hora de criar seus sites e negócios online.

Não estou falando sobre ter um bom português. Isso ajuda, mas não é o essencial. É necessário saber expressar sua idéia de forma que os outros a entendam, tudo isso sem complicações e sem muitos rodeios.

E porque tudo precisa ser de forma escrita? Hoje em dia, a internet possui uma centena de recursos multimídias com áudio e vídeo. Se sua habilidade de escrever não é muito boa e você não está disposto a desenvolvê-la, use outros meios. Todos nós somos capazes de aprender e ter idéias inovadoras. O importante nem sempre é saber escrever, mas saber expressar o que você pensa e vender o seu produto.

5 - Paciência e persistência
Construir um negócio rentável online leva tempo... e muito tempo. Mas se você observar as coisas por outro ângulo, vai perceber que isso não é tão anormal assim.

Qualquer negócio offline leva tempo para conquistar a confiança do mercado e conquistar clientes leais. Vai levar algum tempo até que tenhamos uma base de leitores que gostem do que escrevemos e pensamos.

De início, as pessoas terão que acreditar na sua palavra, até verem que você realmente tem algo de valor para proporcionar. A mesma coisa acontece com as micro e pequenas empresas, que trabalham o seu marketing para convencer as pessoas da qualidade de seus produtos. Esse é um trabalho que leva muito tempo.

A meu ver, esse é o principal motivo que faz muitas pessoas abandonarem seus projetos online e desistirem do sucesso na internet. Falta um pouco de paciência e persistência para alcançarem seus objetivos.

Concluindo
O que tenho visto e ouvido na internet é que ela pode dar sucesso imediato para pessoas com idéias inovadoras, mas a verdade é que para a maioria de nós, o sucesso vem com o tempo, trabalho e bastante esforço.

Eu prefiro ter um crescimento lento, mas sólido e sustentável do que ter um crescimento exagerado e perder tudo do dia para a noite. Em minha opinião, nós é que somos o fator de sucesso para um negócio, nós é que criamos e desperdiçamos nossas oportunidades. Sendo assim, nós mesmos é que criamos o verdadeiro sucesso.

Os créditos da imagem pertencem à malaga.com.ar

Compartilhe este artigo
Digg Linkk Delicious Facebook Technorati

Tópicos relacionados

2 comentários:

  1. Olá!
    Realmente muito bom seu artigo, a dica 5 é essencial: temos que ter paciência e aos poucos ir construindo, sem desistir, pois todo o sucesso vem com o tempo. É o que nós esperamos!!
    Adquirir a fidelidade e a confiabilidade dos nossos leitores é muito importante também!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sandra,

    Uma das coisas importantes também é poder sentir o seu crescimento. Não precisa ser muito, mas se percebemos que estamos crescendo, é porque nosso trabalho está dando resultados.

    ResponderExcluir