segunda-feira, 25 de maio de 2009

Hospedagem de sites, o que é isso?

Servidor para hspedagem de sitesUma hospedagem de sites é o espaço de um computador ligado à internet onde você pode deixar seu site ou blog disponível. Dessa forma, ele pode ser indexado pelos mecanismos de busca e ser encontrado pelos usuários que navegam na grande rede de computadores.

Esses computadores que fornecem espaço para deixar seu site disponível é chamado de servidor de hospedagem. Além disso, existem muitas empresas ou organizações que fornecem este tipo de serviço de modo gratuito ou pago.

Os serviços de hospedagem de sites pagos
Como o custo de manter um computador robusto ligado à internet vinte e quatro horas por dia é alto para pessoas comuns, algumas empresas se especializaram neste ramo de atividade. Elas alugam um espaço em cada um de seus computadores, que estão conectados à internet, para que pessoas comuns e empresas possam criar seus sites e disponibiliza-los para os usuários.

Normalmente este é o tipo de hospedagem de sites mais profissional, fornecendo uma quantidade muito maior de recursos, mais liberdade e segurança para quem cria e administra sites pela internet.

Os serviços de hospedagem de sites grátis
Esses são os mais comuns e mais conhecidos serviços de hospedagem da internet. Normalmente, são empresas que desejam divulgar um produto ou serviço através da internet. Elas usam o serviço grátis de hospedagem de sites para captar possíveis clientes e compradores de outros produtos, como planos de hospedagens pagos com mais recursos.

Os principais problemas com este tipo de hospedagem de sites, são referentes a pequena quantidade de recursos disponíveis para utilizar, como espaço de armazenamento de arquivos, baixa taxa de transferência, lentidão e o risco de ter seu site apagado, parcialmente ou totalmente, devido a problemas de manutenção ou sobrecarga no uso do serviço de hospedagem de sites.

Além disso, um serviço de hospedagem grátis pode simplesmente fechar as portas sem aviso prévio, e você poderá ficar sem seu site ou blog, no qual trabalhou tanto nos últimos anos. Claro que isso é mais difícil de acontecer, mas quando se trata de serviços grátis é melhor ter um plano de backup sendo executado rotineiramente.

Qual o melhor serviço de hospedagem de sites?
O melhor serviço de hospedagem de sites é aquele que melhor se adequar as suas necessidades. Se a sua necessidade é criar sites e blogs por prazer e sem a necessidade de ganhar dinheiro ou qualquer compromisso com isso, então um serviço de hospedagem de sites grátis é o mais indicado.

Caso seu objetivo seja começar um negócio online, ganhando dinheiro com a criação de sites e blogs na web, então recomendo fortemente o uso de um serviço de hospedagem pago. Com ele você terá muito mais liberdade para trabalhar e não corre o risco de ter problemas sérios com perda de arquivos e informações importantes.

Apesar de tudo, é bom saber que é perfeitamente possível ganhar dinheiro com blogs e sites em serviços de hospedagens grátis. Mas isso exige muito mais esforço para realizar backups, solucionar problemas com armazenamento de arquivos e dar manutenção no site, entre outros problemas.

Os créditos da imagem pertencem à darkseed.

Compartilhe este artigo
Digg Linkk Delicious Facebook Technorati

Tópicos relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário