quarta-feira, 27 de maio de 2009

Sitemaps – Porque um SiteMap é importante?

A importância de um sitemap para sites e blogsPara aqueles que ainda não sabem, um SiteMap é um arquivo texto contendo a estrutura de links e páginas de seu site. Este tipo de arquivo é uma ferramenta muito importante para divulgar sites em buscadores, uma vez que ele facilita a leitura e rastreamento realizado pelos mecanismos de busca. Além disso, um SiteMap também ajuda na indexação das páginas internas de um website ou blog.

Os tipos de SiteMaps
Basicamente existem dois tipos de SiteMaps, um em HTML, também conhecido como mapa do site, e outro em XML. Os dois tipos de SiteMaps possuem a mesma função, mas podem ser usados de duas maneiras diferentes.

Sitemap em HTML
Um sitemap em HTML é uma página com informações sobre todas as páginas de seu site criada para humanos. Através deste arquivo, seus leitores poderão reconhecer a estrutura de seu site e navegar para qualquer parte dele.

Mas não é só os humanos que tiram proveito deste recurso, os mecanismos de busca como o Google também. Por ser uma fonte de informações sobre as páginas de seu site, o Google consegue ler, indexar e classificar as páginas de seu site muito mais rápido do que faria sem esse recurso.

Sitemap em XML
Este é um tipo de SiteMap criado apenas para os mecanismos de busca. Da mesma forma que o SiteMap em HTML, ele deverá conter a mesma estrutura de páginas. Apesar do seu formato mais comum ser em XML, este SiteMap também pode ser criado como uma lista de links em texto comum.

As vantagens de usar um SiteMap
Existem três vantagens básicas em usar um SiteMap em seu site ou blog: indexação mais rápida pelo Google, melhoria na relevância interna de páginas mais antigas e prova de autoria para casos de plágio.

Os SiteMaps e a indexação ráida
A maior vantagem de usar um SiteMap é que ele serve como indicador de novos conteúdos para o Google e demais mecanismos de busca. Como todos sabem, os buscadores possuem programas que varrem a internet na busca por novas páginas, sites e novos conteúdos. Tendo um SiteMap, seu site será mais visitado por estes programas e terá as novas páginas indexadas de modo muito mais rápido.

Em alguns de meus blogs, faço uso dos SiteMaps em XML e HTML. Dessa forma, consegui uma taxa extremamente rápida de indexação. Minutos depois que ponho um artigo no ar, ele é classificado e indexado pelo Google, trazendo novos visitantes num tempo muito menor. É como se os SiteMaps avisassem o Google que meu blog já possui conteúdo novo, e o Google fizesse o seu trabalho de modo mais rápido e eficiente.

Os SiteMaps e a relevância de páginas internas
Esta vantagem está mais ligada ao SiteMap em HTML do que ao XML. Quando o Google varre a internet na busca por novidades e encontra uma página de seu site, ele vasculha os links e indexa as suas páginas até um certo nível de profundidade. Ou seja, ele não dará valor aquelas páginas onde o usuário terá que dar muitos cliques para encontrá-la.

Isso é ruim para site e blogs com muitas páginas, uma vez que as páginas mais antigas não serão encontradas com muita facilidade. Pensando que suas páginas mais antigas não estão sendo mencionadas em páginas mais recentes, o Google diminui a importância delas e seu posicionamento nos resultados das buscas também diminui.

Com o SiteMap em HTML a coisa muda de figura. O Google consegue encontrar as páginas mais antigas do site sem chegar ao seu limite de profundidade, dando uma maior importância para páginas mais antigas e melhorando seu posicionamento nos resultados das buscas.

Os SiteMaps e o plágio
Para casos de plágio e roubo de direitos autorais, tão comum na internet de hoje, os SiteMaps podem ser um forte aliado. Possuindo um SiteMap, seu conteúdo será indexado muito mais rápido que seu plagiador. Assim, você poderá usar a data de indexação de suas páginas como prova de sua autoria.

Conclusão
Se você não usa um SiteMap, deveria começar a considerar seriamente o uso deste recurso em seu site ou blog. Pelos motivos descritos neste artigo, sabemos que os SiteMaps são de extrema importância para sites e blogs que desejam popularidade de muitos visitantes.
Os créditos da imagem pertecem à loft42

Compartilhe este artigo
Digg Linkk Delicious Facebook Technorati

Tópicos relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário