quarta-feira, 20 de maio de 2009

Qual a diferença entre domínio e subdomínio

divulgar sites no google
Estou voltando ao assunto de domínio e subdomínio porque estava pensando em algo interessante. Muitos usuários não sabem, mas um subdomínio tem um efeito parecido com o de um domínio. Apesar disso, um subdomínio possui algumas vantagens e desvantagens que merecem atenção.

O que é um subdomínio?
Um subdomínio é simplesmente a divisão de um domínio em vários outros. Quando registramos e alugamos um domínio, geralmente podemos criar subdomínios ilimitados a partir do domínio alugado.

Como muitos já devem saber, eu tenho um site sobre língua japonesa e o domínio dele é www.linguajaponesa.com.br. Recentemente, resolvi criar um outro site relacionado com o assunto, onde disponibilizo um dicionário e outros recursos para aprender japonês. Para manter a relação com o domínio atual, eu apenas criei o subdomínio meukanji.linguajaponesa.com.br, e hospedei o novo site nele.

Como é possível perceber, o subdomínio é criado usando o domínio. No caso, meukanji é o subdomínio ( a divisão ) e www.linguajaponesa.com.br é o site principal. É como se existisse um site dentro do outro.

Como o Google entende os subdomínios
O Goole, assim como os outros mecanismos de busca, tratam os subdomínios como sites isolados. Para ele, meukanji.linguajaponesa.com.br é um site e o www.linguajaponesa.com.br é outro site completamente diferente. Isso significa que cada um deles terá uma análise, indexação, classificação e pagerank diferentes.

Quais as vantagens de um subdomínio
Básicamente, um subdomínio possui três vantagens: A possibilidade de criar sites relacionados, corte de custos e indexação diferenciada.

Criar sites ou blogs relacionados
Para mim, um subdomínio possui uma vantagem muito importante. Com ele eu posso criar sites relacionados com um mesmo assunto, mas voltados para nichos e objetivos diferentes. Como é o caso do meukanji, uma ferramenta para símbolos japoneses dentro de outro site (www.linguajaponesa.com.br) mais geral, voltado para o ensino de gramática e uso da língua japonesa.

Corte de custos
Dependendo do tipo de hospedagem de sites que você possui, é possível criar vários outros sites ou projetos relacionados com o domínio atual, sem ter que passar pela dor de cabeça de procurar um nome disponível ou pagar pelo registro e locação do mesmo.

Por ser o detentor do domínio atual, você poderá usar qualquer nome como subdomínio. Ficando assim, nomedosubdominio.dominio.extensãododominio. Além disso, algumas hospedagens permitem criar uma quantidade ilimitada de sites com subdomínos.

Indexação diferenciada
Como o Google e os outros mecanismos de busca tratam um subdomínios de forma diferenciada, você poderá colocar mais de um site na primeira página do Google (para uma mesma palavra-chave ou não), desde que faça a otimização e planejamento adequado.

Quais as desvantagens de um subdomínio
As principais desvantagens de um subdomínio são: url (endereço) fora do padrão e restrição a um determinado tema.

Url fora do padrão
Normalmente, um subdomínio não pode ser encontrado usando o www. antes dele. Voltando ao exemplo do meukanji.linguajaponesa.com.br, se os usuário usarem o www. antes do endereço mencionado, o navegador retornará um erro de página não encontrada ou site inexistente.

Além desse problema, se seu domínio é longo, um subdomínio pode deixar o endereço de seu site ainda maior, dificultando a memorização e divulgação do mesmo.

Restrição a um determinado tema
Pelo fato do subdomínio sempre carregar o domínio como parte da url, o tema de todos os seus subdomínios precisam ser relacionados com o tema do domínio principal.

Se você tiver um bom domínio sobre jogos e desejar criar um novo site sobre nutrição. É melhor registrar e pagar a locação de um novo domínio do que usar um subdomínio relacionado com jogos. Se você criar um subdomínio para isso, vai acabar prejudicando o site principal e seu novo site não vai ter o rendimento esperado.

Como eu crio um subdomínio?
Não dá para explicar exatamente como fazer isso, mas todo o domínio possui um gerenciador onde você poderá criar subdomínios para ele. Como cada gerenciador é diferente, isso complica mais ainda a situação.

Procure entrar em contato com o suporte de sua hospedagem ou do lugar onde registrou o domínio. Eles poderão lhe dar informações e até orientar sobre como fazer isso.

Qual a melhor forma de usar um subdomínio
Como já deve ter ficado claro neste artigo, a melhor forma de usar um subdomínio é quando você pretende criar um site, blog ou projeto paralelo ao projeto atual. Se você possui um endereço de domínio (url) curta, e o novo projeto estiver dentro do mesmo tema do domínio principal, um subdomínio pode ser uma opção barata e com resultados satisfatórios.

Hoje em dia, muitas empresas de nome têm usado esse recurso. Bons exemplos disso são os sites da rede globo (www.globo.com), blogger, wordpress, terra (www.terra.com.br) e muitos outros sites na internet. Basta olhar em volta que você vai encontrar muitos bons exemplos de como usar um subdomínio.



Compartilhe este artigo
Digg Linkk Delicious Facebook Technorati

Tópicos relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário