sexta-feira, 29 de maio de 2009

Google Webmasters Tools – Como incluir seu sitemap

google webmasters tools
No artigo anterior sobre otimização de sites, falamos de como é importante ter um SiteMap em HTML e XML. Hoje, vou mostrar como é possível incluir um SiteMap em XML na ferramenta do Google para Webmasters, o Google Webmasters Tools.

Ferramentas diferentes para sites diferentes
Quem usa o WordPress para adiministrar o conteúdo de seu site, geralmente usa alguns plugins como o http://www.dagondesign.com/ e o Google SiteMap XML para gerar os sitemaps em HTML e XML.

Os usuários do blogger talvez não saibam, mas esse tipo de blog, apesar de não gerar um sitemap em xml, gera um feed ou atom xml compatível com os sitemaps que Google aceita, sendo uma ótima alternativa ao sitemap de xml padrão.

No caso de sites comuns, o melhor é usar uma ferramenta externa. Uma boa ferramenta é o http://www.xml-sitemaps.com, que gera sitemaps em html, texto e xml para qualquer site.

Incluindo seu site ou blog no Google Webmasters Tools
Se você já possui uma conta de e-mail no Google, tudo vai ser mais fácil. Caso ainda não possua, vai ser necessário criar uma conta de e-mail para ter acesso à ferramenta do Google para webmasters.

Para incluir se sitemap no Google Webmasters Tools, você vai precisar adicionar um site. Estando no painel de controle, tela de entrada da ferramenta para webmasters, clique no botão Adicionar Site... e digite a url do seu site no campo que vai aparecer logo abaixo.

Incluir site no Google WebMasters ToolsDepois disso, o Google Webmsters Tools vai exigir uma confirmação do site. Esse é um recurso que permite o Google saber se o site que está sendo cadastrado é realmente seu. Ele vai pedir que você adicione o código abaixo no código do template (thema) do seu site ou blog.

Confirmação de autoria de site do Google
Para usuários do blogger, basta acessar seu blog (recomendo que você abra uma aba ou janela diferente do navegador para realizar este passo.), clicar na aba layout e depois no item Editar Código HTML. Será necessário adicionar uma barra no final código fornecido pelo Google Webmasters tools. Procure deixar parecido com o exemplo abaixo. Depois de alterar o código, basta clicar no botão salvar modelo.

Incluir confirmação de autoria no Blogger
Feito isso, agora é só voltar à página do Google Webmasters Tools e clicar no botão verificar, para a autoria do seu blog ser confirmada e você ter acesso ao painel de controle da ferramenta para webmasters do Google.

Incluindo seu SiteMap no Google Webmasters Tools
Estando na tela do painel de controle. Clique no item Configurações e depois em SiteMap, para ir até a tela de configurações do SiteMap de seu site. Agora é só clicar no botão Enviar SiteMap e digitar o endereço do seu sitemap ou feed rss do seu blogger.

Adicionar sitemap do blogger no Google WebMasters Tools
Geralmente a url do feed de um blog criado no blogger é o http://nomedoseublog.blogspot.com/feeds/posts/default?alt=rss.

Leva algum tempo até que o Google encontre, classifique e exiba a quantidade de urls enviadas pelo sitemap.

Apesar dos feeds rss terem somente uma quantidade fixa dos últimos artigos de um blog, isso não é um problema. O Google só precisa do sitemap em xml para poder indexar as páginas do seu blog que ainda não foram indexadas. Então a lista de artigos mais recente acaba suprindo as necessidades.

Se você é do tipo de publica artigos regularmente, com o tempo vai sentir uma grande diferença na indexação de suas páginas.

Compartilhe este artigo
Digg Linkk Delicious Facebook Technorati

Tópicos relacionados

2 comentários:

  1. ta. isto eu ja fiz. Este procedimento na verdade é para Feeds (que auxilia como um sitemap, mas q nao é um). O q eu gostaria é de saber como incluir um sitemap.xml na raiz do blogger, pois so acho a edição do template geral (editar html).
    Vc pode me ajudar?

    http://torceocabo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sport Time,

    O problema é que o blogger não aceita envio de arquivos. Por isso, é impossível enviar um sitemap.xml para a raiz do de um blog no blogger.

    No caso do artigo acima, o correto é enviar um sitemap.xml, mas como o blogger não aceita e nem gera sitemap em XML, o feed acaba solucionando o problema.

    ResponderExcluir