sexta-feira, 15 de maio de 2009

Conquiste visitantes com exclusividade

Ganhe visitantes com exclusividade
Todas as pessoas que trabalham com otimizações de sites são unânimes quanto a melhor ferramenta de divulgação de um site. Para todos nós ela se chama conteúdo. Mas não é qualquer conteúdo. É algo que seja exclusivo ou diferente do que encontramos na internet.

Não são só os SEOs que gostam de conteúdos exclusivos, os mecanismos de busca também. O Google possui mecanismos que testam à similaridade do conteúdo dos sites que ele indexa. Dessa forma, ele sabe quando você está copiando o conteúdo de outro site ou tentando imatá-lo, penalisando severamente os que assim procedem. Por isso, nunca copie o conteúdo de outros sites

Outro fator importante é a satisfação dos visitantes. Porque eles se interessariam por um site que possui o mesmo conteúdo do site que ele está acostumado a visitar? E você, freqüentaria dois ou mais sites praticamente iguais?

Você não precisa criar um conteúdo completamente exclusivo e original, mas tente ser diferente e encontrar algo que as pessoas ainda não perceberam. Em vez de bater de frente com um site do mesmo ramo, pense em algo que faça o seu se diferenciar, ou ser melhor. A cópia ou clonagem possui pontos extremamente negativos para o seu autor.

A mesma regra de cópia vale para páginas de um mesmo site. Alguns webmasters fazem isso na tentativa de criar novas portas de entrada para seus visitantes, mas acabam sendo penalizados pelos mecanismos de busca por publicarem conteúdos iguais. Também não tente copiar o conteúdo e modificar somente os títulos, tanto os mecanismos de busca quanto seus visitantes vão perceber isso facilmente.

A coisa toda só muda de figura, quando você copia parte do conteúdo de outro site e adiciona um link para que todos saibam a origem do referido conteúdo. Dessa forma, tanto os usuários quanto os buscadores entenderão que você não quer copiar, mas está interessado em mostrar um conteúdo de qualidade para seus visitantes, mesmo que você não tenha sido o autor do conteúdo.

Ao contrário do que possa parecer, os usuários vão gostar dessa atitude e dar mais atenção ao seu site. Eles percebem que você está interessado neles e não em se mostrar sendo algo que não é. Isso conta mais pontos positivos do que possa parecer.

Os créditos da imagem são de Magdalene Sun.


Compartilhe este artigo
Digg Linkk Delicious Facebook Technorati

Tópicos relacionados

2 comentários:

  1. Olá!
    Concordo com tudo o que você disse, é muito chato ter seu artigo copiado por alguém que não coloca os devidos créditos, no meu blog escrevi um artigo sobre o que fazer quando isso acontece, 'Copiaram meu artigo, e agora?', você pode enviar uma carta para o Google e o site que copiou pode ser punido saindo da base do google...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Sandra,

    Obrigado.

    Eu li o seu artigo.
    É muito bom saber que podemos tomar algumas atitudes para reprimir os copidores.

    ResponderExcluir