terça-feira, 18 de novembro de 2008

Quer ver como o Google enxerga suas páginas?

O Lynx é um navegador que exibe páginas da internet em modo texto. Ele exibe os sites de uma forma muito parecida com o Google. Isso é legal para quem faz otimização a de seus próprios sites, pois permite uma melhor aplicação das técnicas SEO ( Search Engine Optimization ), uma vez que conseguimos ver nossas páginas da mesma forma que o Google.

Para aqueles que não gostam de instalar programas no computador, existe o site http://crschmidt.net/services/lynx/ que transforma as páginas em texto. Para ver como seriam suas páginas em modo texto, basta digitar o endereço do seu site após o endereço mencionado acima sem o http://.

Se eu fosse analisar esse blog, digitaria http://crschmidt.net/services/lynx/divulgar-sites.blogspot.com na barra de endereço do navegador. Para ver uma página específica, é só digitar a URL após o endereço citado ( lembrando que é sem o http:// ).

Ao analisar sites com esta ferramenta percebi duas coisas que merecem a atenção de quem cria, administra e divulga sites e blogs na internet.

Menu principal posicionado no lado esquerdo do site ou blog
Os navegadores em modo texto e mecanismos de busca lêem as páginas da esquerda para a direita, selecionando como mais importante o conteúdo que aparecer primeiro, ou seja, mais à esquerda.

Muitos webmasters acabam recebendo um posicionamento abaixo do merecido nos resultados de pesquisas ao divulgar sites construídos ( ou utilizando templates ) com essa filosofia. O principal deve ser sempre o conteúdo do site/blog e não menus ou listas de links.

Construir sites inteiramente em flash
Ao analisar sites criados inteiramente em Flash, percebi que eles simplesmente não eram lidos pelos navegadores em modo texto. A mesma coisa acontece com os mecanismos de busca. Como eles não conseguem ler, também não conseguem indexar as páginas ( ou acabam indexando de uma forma indesejada ).

Dessa forma, ao criar e divulgar sites, use a tecnologia Flash com moderação. Minha sugestão é nunca criar sites inteiramente em flash, mas usar as animações em partes específicas do site. Essa mesma regra também vale para quem divulga blogs usando essa tecnologia.

Compartilhe este artigo
Digg Linkk Delicious Facebook Technorati

Tópicos relacionados

Um comentário: