segunda-feira, 17 de novembro de 2008

5 dicas para escrever artigos/posts de sucesso

Todo mundo deseja escrever artigos de sucesso; que sejam agradáveis e populares; fáceis de divulgar; que ocupem as primeiras páginas nos resultados de pesquisas e tragam muitos novos visitantes, aumentando os rendimentos de seu site. Então resolvi pesquisar e escrever sobre como os blogs e sites de sucesso produzem seus artigos resumindo o que aprendi em cinco dicas sobre como escrever artigos.

1. Quanto menor melhor
Esta parece ser uma daquelas dicas “faça o que eu digo, mas não o que eu faço”. Eu sei que é difícil escrever artigos com informação útil e de boa qualidade com apenas 300 ou 500 palavras. Mas precisamos fazer o possível para visitantes que não possuem o dia todo para ler nossos artigos e ajudar mecanismos de busca como o Google, que adoram textos pequenos. Se o artigo ficar muito grande, sugiro que o divida em partes e escreva uma série sobre o assunto.

2. Pense e pesquise sobre o assunto antes de escrever
Muitas vezes, pensamos que nosso artigo é original e que ninguém mais pensou em escrever sobre o mesmo assunto. Aí nos deparamos com um site ou blog que escreveu sobre o mesmo assunto e de uma forma até melhor que nós.

Pesquisar e refletir é melhor porque podemos pensar no que os outros não pensaram, organizar melhor o nosso artigo ou acrescentar coisas novas e mais relevantes. Além disso, também evitamos acusações de plágio para nosso artigo recém escrito.

3. Divida seus artigos em tópicos antes de realmente começar a escrever
Muitas pessoas possuem problemas na hora de escrever um artigo e essa dica pode ajudar bastante. Antes de começar a escrever, liste os tópicos ou idéias que você deseja mencionar no artigo. Depois que terminar, você vai ver que vai ficar mais fácil escrever o artigo inteiro.

4. Desenvolva seu próprio estilo
Tirando o conteúdo e a organização das idéias, este é um dos que considero mais importante. Para criar um artigo único e que faça sucesso, precisamos dar um toque pessoal. As pessoas não desejam apenas informações, elas gostam de conhecer o escritor através da forma como ele se expressa. Então, tente transferir um pouco de sua personalidade em seus textos.

5. Sempre escreva algo útil
Algumas pessoas sentem medo de escrever e acabar revelando aquele segredo que os faz ter sucesso. Esse é o mesmo sentimento que algumas pessoas possuem no ambiente de trabalho e que prejudica muito em vez de ajudar.

Não seja egoísta. Não tenha medo de revelar seus segredos, ao invés de estar se prejudicando, estará aumentando sua autoridade sobre o assunto. Você será bem visto pelos que o cercam e terá uma infinidade de leitores assíduos, pois sabem que você sempre terá algo de bom para oferecer.

Conclusão
Apesar do meu artigo quebrar a primeira regra, acredito que tenha sido útil para todos assim como foi para mim. Seguindo estas dicas, com certeza você prendera a atenção dos seus visitantes com leituras mais agradáveis.

Se você conhecer mais dicas sobre o mesmo assunto, compartilhe conosco. Comente e dê sua opinião sobre o que funciona, o que não funciona e suas dificuldades. Estaremos sempre dispostos a aprender e contribuir com você.

Compartilhe este artigo
Digg Linkk Delicious Facebook Technorati

Tópicos relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário