terça-feira, 11 de novembro de 2008

O que você deveria saber antes de divulgar seu site

Existem três itens fundamentais que devem ser desenvolvidos com cuidado antes de sair divulgando o nosso recém criado blog. Na verdade, eu sugiro até que você desenvolva bem as idéias desses três itens antes de criar seu blog, mas se ele já está criado, não tem problema, basta dar o seu melhor para fazer tudo certinho.

Nome ou tema do seu blog
Muita gente sente dificuldade de iniciar por não saber sobre o que escrever em seus blogs. Se estiver muito confuso, sugiro que selecione um dos temas que mais gosta. No meu caso, gosto muito de animes, tecnologia, idiomas. Então acabei criando dois blogs: o que você está lendo agora e o Língua Japonesa – Curso de Japonês Gratis e Online.

Criar uma lista de palavras-chave
Antes de criar o seu blog e coloca-lo no ar, você vai precisar selecionar um conjunto de palavras relacionadas com o tema escolhido. Essas palavras seriam as mesmas que os usuários provavelmente digitariam quando estivessem procurando um blog como o seu. Elas são chamadas de palavras-chave (keywords) e precisam ser escolhidas com bastante cuidado.

Criar uma pequena descrição para o seu blog
Faça um resumo do conteúdo que seu blog irá conter. Isso é ótimo porque também aparece na lista de resultado dos buscadores. Então, como resumo, a descrição mostra para os usuários o que eles irão encontrar antes de entrarem em seu blog. Tente criar um texto pequeno. A quantidade comum varia entre 129 e 180 letras.

Precisamos refletir sobre estes três itens, porque eles são requisitos obrigatórios nos cadastros de diretórios e mecanismos de busca, servindo como base para a classificação e indexação correta de seu blog.

Uma classificação incorreta traria visitantes que não estão realmente interessados no conteúdo de seu blog, gerando uma alta taxa de rejeição e posicionando seu blog no final dos resultados de uma busca. Por outro lado, quanto maior a quantidade de palavras-chave existentes nos três itens mencionados, maiores serão as chances de seu blog ser encontrado pelos mecanismos de busca. E um blog bem planejado possivelmente se tornará um blog rentável no futuro.

Compartilhe este artigo
Digg Linkk Delicious Facebook Technorati

Tópicos relacionados

2 comentários:

  1. Esse post ajudou muito... O lance da palavra mágica é fundamental na hora de ser encontrado pelas buscas.

    ResponderExcluir
  2. gostei das de como foi explicado sou novo neste negocio de blog tenho muito que aprender!

    ResponderExcluir